top of page

A VISÃO JUNGUIANA

Carl Gustav Jung foi um médico psiquiatra suíço, criador da Psicologia Analítica. Conheceu de perto Sigmund Freud, com o qual teve estreita relação por alguns anos e aprendeu sobre a Psicanálise e a teoria do inconsciente. Mais tarde, desenvolveu sua própria psicologia, com uma visão própria sobre o inconsciente, que englobava o que chamou de inconsciente coletivo.

​​

Ele é conhecido, hoje, por diversas outras contribuições para o entendimento da psique humana, como o conceito dos arquétipos, a teoria dos complexos, da sombra em cada ser humano, do processo de desenvolvimento psicológico, o qual chamou de individuação, os eventos de sincronicidade e a diferenciação entre personalidades introvertidas e extrovertidas.

​

​Jung acreditava que o comportamento humano só pode ser compreendido considerando tanto os aspectos conscientes quanto os inconscientes da mente e que a psicoterapia deve estar a serviço do desenvolvimento do indivíduo, por uma vida plena de sentido.

1735846566862.jpeg
1735846566873.jpg

Durante um processo de análise, aquele que está se analisando consegue, aos poucos, tomar consciência de fatores psicológicos inconscientes que o influenciavam sem ele perceber. Muitas tomadas de consciência acontecem durante as sessões de terapia, que geralmente são semanais e possuem por volta de cinquenta minutos de duração, e através dos diálogos entre analista e analisando consegue-se compreender melhor o que se passa em nosso mundo interior.

​

Na análise junguiana, trabalhamos muito com o simbolismo do inconsciente, que se revela para nós de forma natural, através dos sonhos, das fantasias espontâneas do dia a dia, das situações de sincronicidade e da forma como reagimos às situações e eventos. Tudo isso pode ser ampliado para que seu sentido oculto se revele e que muitas vezes aponta para um caminho a ser seguido. Esse processo terapêutico nada mais é do que uma ampliação da própria consciência, que traz inúmeros benefícios para a vida.

Carl Gustav Jung

 "A meu ver, a tarefa mais nobre da psicoterapia no presente momento é continuar firmemente a serviço do desenvolvimento do indivíduo. Procedendo desta forma, o nosso esforço estará acompanhando a tendência da natureza, isto é, estaremos fazendo com que desabroche em cada indivíduo a vida na maior plenitude possível, pois o sentido da vida só se cumpre no indivíduo, não no pássaro empoleirado dentro de uma gaiola dourada."
bottom of page